Pesquisando entre Membros e Congregados da igreja, neste mês chegamos a seu nome, entre alguns outros, como DIGNOS PROFISSIONAIS que têm sido exemplarmente responsáveis com o serviço que prestam à população. Parabéns. Leia algumas sugestões que lhe damos agora.


Do seu e de outros nomes, é que chegaremos aos INFLUENTES em nossa cidade, para este ano.
.
.
.
.
.

Despeça-se do Emprego com Classe

Faça despedidas com classe

Reinaldo Polito

Na última semana escrevi sobre como lidar com visitas indesejáveis. O objetivo foi o de brincar um pouco com certos tipos "malas" que vez ou outra atazanam nossa vida e tiram nosso sossego. Hoje vou inverter o tema e dar dicas para você fazer discursos marcantes de despedida.

Depois de permanecer como visitante em um local onde precisou desenvolver um trabalho, fazer uma pesquisa, participar de um curso, ou até a passeio, ao se despedir, tendo oportunidade, e julgando a circunstância conveniente, poderá fazer um pequeno discurso para marcar sua passagem.

Fale da sua partida - De maneira geral, as pessoas já sabem quando alguém está partindo. Para brincar um pouco, poderíamos dizer que não só sabem como talvez até estejam vibrando com aquela despedida. Mas não é desse tipo que estamos falando, e sim de quem deseja fazer com que sua passagem àquele local seja positiva.

Pelo fato de as pessoas, provavelmente, saberem que você irá partir, evite dar essa notícia como se fosse uma grande novidade. Use o recurso de demonstrar que apenas está comentando um fato já conhecido. Por exemplo: Como todos sabem, hoje é o dia da minha partida e eu infelizmente estou me despedindo de vocês.

Esse tipo de introdução é muito eficiente para essas circunstâncias, porque, além de conquistar a simpatia dos ouvintes pela demonstração sutil de estar entristecido pela partida, serve também como proposição, informando qual é o assunto que está sendo tratado.

Fale dos seus sentimentos e da sua experiência com o grupo - Uma boa forma de falar sobre seus sentimentos e da experiência que teve com o grupo é dizer como foi que chegou àquele local, como foi tratado pelo grupo e o que está sentindo na partida.


Como chegou àquele local - Fale do seu sentimento ao chegar àquele local. Você estava feliz, porque sempre tivera muita vontade de participar daquele grupo? Estava com medo, porque havia recebido informações negativas sobre eles? Ou estava revoltado, porque foi obrigado a deixar amigos queridos em sua cidade natal? Não importa que o sentimento tenha sido negativo, porque depois irá dizer que recebeu um bom tratamento das pessoas e mudou de opinião.

Como foi tratado pelo grupo? - É evidente que irá dizer que foi tratado com muita gentileza e amabilidade por todos. Mesmo que tenha passado por alguns dissabores. Até porque dificilmente reconheceriam que não o consideraram bem, e também porque esse não é o momento mais apropriado para tocar nesse assunto.

O que está sentindo na partida - É natural que, depois de ter convivido com pessoas tão generosas e amáveis, no momento da partida diga que está triste por ter que se separar daquele grupo.

Fale dos motivos da partida e revele suas expectativas - Ao dizer quais os motivos da sua partida e que tipo de expectativa tem para o seu novo destino, estará se aproximando ainda mais do grupo, pois essa é uma atitude que, de maneira geral, temos com os amigos mais íntimos, quando estamos nos despedindo de algum lugar.

Você não chegaria para o seu amigo e diria simplesmente que estava de partida! Com certeza, diria também por que estava saindo e o que pretendia fazer.

Se estiver voltando para casa, poderá dizer que retorna para rever a família; se estiver indo para outra organização, poderá dizer que irá enfrentar um novo desafio profissional; se estiver retornando para a empresa, depois de um curso prolongado, ou de uma pesquisa, que também consumiu um bom tempo, poderá dizer que volta às suas origens para pôr em prática o que aprendeu, ou encontrou.

Observe que, ao falar o que pretende fazer, estará estreitando ainda mais os laços com o grupo, pois ao revelar seus planos, é como se estivesse dizendo que não tem segredos com eles.

Fale da sua vontade de voltar - Depois de dizer que foi tão bem tratado e de como se sentiu à vontade convivendo com aquele grupo, ao completar suas novas tarefas e concretizar seus planos, seria natural mencionar que o seu desejo é o de retornar e continuar convivendo com todos.

Não preciso alertar também para que não diga ao seu anfitrião em Nova York, que recepcionou você e sua família na casa dele, que pretende voltar breve para outra visita. Provavelmente, ele recorreria ao expediente de jogar três pitadas de sal na vassoura virada para cima atrás da porta. Fale sim de como ficaria feliz se ele e a família pudessem passar as próximas férias em sua casa no Brasil.

SUPERDICAS DA SEMANA

Faça discursos de despedida breves

Se ficar emocionado ao falar na despedida não se preocupe, a circunstância permite

Ao se despedir diga que sentimento tinha ao chegar, com foi tratado e o que sente ao sair

Como, provavelmente, todos já saberão da sua partida, comece dizendo 'como todos sabem'